Notícias e Currículo

O que é Psicoterapia Cognitiva Comportamental?

Aaron Beck desenvolveu a Psicoterapia Cognitiva Comportamental no final dos anos 50 na Universidade da Pensilvânia, Philadelphia. A sua proposta foi estudar um modelo cognitivo de depressão que, após passar por aprimoramento, começou a ser chamado de Teoria Cognitiva. Este tipo de terapia é bastante investigado e existem diversas evidências científicas de sua eficácia. Por isso, os estudos para ampliar o conhecimento nesta área são constantes.

A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é focada em encontrar soluções para lidar com os problemas do cotidiano. Essa terapia evidencia como os processos da cognição são importantes para compreender e tratar transtornos. Um dos seus diferenciais é a possibilidade de integrar diferentes abordagens psicoterapêuticas podendo envolver conhecimentos funcionais do behaviorismo, Gestalt, técnicas de psicodrama, dentre outras.

Nesse tipo de psicoterapia o foco está na resolução dos problemas seguindo um processo no qual o paciente estabelece metas e objetivos de maneira colaborativa com seu terapeuta, a fim de trabalhar comportamentos, o que irá resultar na alteração de emoções e sentimentos. A técnica auxilia desde o tratamento de ansiedade, dependência química e depressão a problemas de âmbito profissional, como medo de falar em público e dificuldades de relacionamento, por exemplo.

A identificação e tratamento dessas patologias pode ser o divisor de águas na vida do paciente. Com o intuito de atualizar e capacitar psicólogos e médicos psiquiatras para atuação terapêutica no tratamento individual e/ou em grupo.

 

Fontes:

  • http://scienceblogs.com.br/socialmente/2012/04/o-que-e-a-terapia-cognitiva/
  • http://www.psicoterapiacognitiva.com.br/
  • http://www.elianaferrarez.com.br/terapia_cognitiva/sobre_terapia_cognitiva
25 / Fev / 2015
Revista Saúde Mental

Comente essa publicação