Notícias e Currículo

O que é perversão e quais os sintomas?

O que é perversão e quais os sintomas?

Uma das patologias estudas pela psicologia é a perversão. Você sabe o que é este transtorno? Veja neste artigo a definição e os principais sintomas.                                                                  A perversão é um desvio de comportamento, apontado pela psicanálise como um dos tripés das psicopatologias, juntamente com a neurose e psicose. Popularmente, o termo é utilizado para indicar uma espécie de "depravação sexual", mas os especialistas trabalham num campo muito mais amplo.

A perversão estrutura-se sobre uma vontade de transgredir a ordem natural das coisas, de perturbar a norma social. Seria sim um fenômeno sexual, mas também social, físico, político e estrutural. Neste artigo tratamos de definir a doença e seus sintomas.

Conceitualizando a perversão

A pessoa perversa busca o prazer continuamente, tanto em seus comportamentos como em suas fantasias. Normalmente, este desvio de comportamento começa a se estruturar ainda na infância, se desenvolvendo na fase adulta.

O diagnóstico da perversão é complexo, sendo necessário considerar os sintomas, mas também experiência do paciente. Conceitualmente, pode ser dividida em dois grandes grupos: perversão social e sexual.

Além disso, segundo seu comportamento, o paciente poderá se encaixar em um destes três tipos:

  • exagero ou diminuição de algo: a pessoa estereotipa comportamentos, que passam a ser não só desejados, mas necessários para que haja o prazer. Um exemplo seria o uso de objetos e acessórios numa relação sexual, como vestir-se como o sexo oposto. O perverso não o faz de forma eventual, como parte de uma fantasia, mas depende dele de forma incondicional e com exagero.
  • inversão e dissociação: a pessoa nega a norma estabelecida e toma um "atalho" na hora de viver a sua vida. É marcadamente a ideia de desvio, e essa negação da norma é a estratégia escolhida pelo paciente para reafirmar sua força.
  • compromisso com a transgressão: a pessoa não está disposta a respeitar a moral, a lei e os costumes. Em seu compromisso de transgredir perverte a norma, afirmando ou negando um conjunto de costumes.

Quais são os sintomas da perversão?

Os sintomas podem variar de acordo com o paciente e, obviamente, com o tipo de perversão. Normalmente, a pessoa perversa é manipuladora, impulsiva, sedutora e se sente superior.

Mentiras e transgressão das normas fazem parte da rotina e não há sentimentos de culpa. Os perversos desejam poder e podem adotar práticas sexuais entendidas como "desvios".

A perversão não tem cura. O tratamento psicoterapêutico consiste em desarticular os sintomas, para que a pessoa perca essa sensação de gozo e prepotência. Quando o acompanhamento é efetivo, o quadro se estabiliza e se controla.

 

Referencia Bibliográfica.

https://br.mundopsicologos.com/artigos/o-que-e-perversao-e-quais-os-sintomas. Acesso dia 15/02/2018, as 15:15 h.

15 / Fev / 2018
https://br.mundopsicologos.com/artigos/o-que-e-perversao-e-quais-os-sintomas

Comente essa publicação