Notícias e Currículo

Diferenças entre Psicologia, Psicanálise e Psiquiatria

 

O que é?

Atuação

Psicologia

É o estudo do comportamento e do pensamento. Os psicólogos analisam as relações que os seres humanos têm com o mundo – percepção, motivação, emoção e aprendizado – e com si próprios (personalidade).

Não trabalham necessariamente com a presença de patologias. Podem atuar em hospitais, escolas, na orientação profissional, área de recursos humanos de empresas, em atividades esportivas, forenses e ambientais, entre outras.

Psicanálise

É um método de observação, investigação e conhecimento do conjunto de processos psíquicos do ser humano. O psicanalista segue a escola de analise fundada pelo medico austríaco Sigmund Freud o pai da psicanálise.

Em saúde mental e distúrbios emocionais, como também, aspectos relacionados à qualidade de vida, autoconhecimento e ampliação de perspectivas. A psicanalise pode ajudar a melhorar a relação que a pessoa tem com ela própria e com o mundo.

Psiquiatria

É uma especialidade da medicina. O profissional é habilitado para diagnosticar e tratar transtornos mentais, doenças que alteram o comportamento da pessoa e o funcionamento do organismo.

Além da atuação na clinica convencional, o psiquiatra pode se especializar em psiquiatria da infância, da adolescência, geriátrica, forense, em psicanálise ou em psicoterapia. Ele também pode trabalhar em parceria com psicólogos e psicanalistas.

25 / Jan / 2018

Comente essa publicação